"Reconhecer as palavras com segurança, manter um ritmo confortável e dar expressão ao que se lê torna mais fácil a compreensão e aumenta o prazer de ler. Por isso, o treino da fluência, com acompanhamento e prática orientada, é o caminho para formar leitores autónomos, confiantes e com gosto pela leitura"
A LER MAIS E MELHOR (RBE); Junho 2025
No passado dia 11 de junho, os alunos das turmas A e B do 2º ano da EB Cidade de Castelo Branco, realizaram a monitorização da fluência leitora, com as respetivas professoras titulares.
A biblioteca escolar colaborou no processo, organizando e implementando atividades de leitura com os alunos do 2.º ano, que decorreram em simultâneo com o diagnóstico de fluência leitora. Tendo em conta que neste ano letivo se assinalou o V Centenário do Nascimento de Camões, as propostas de leitura apresentadas integraram-se nesta comemoração.
Os alunos, num primeiro momento, descobriram quem era Camões e o porquê da sua importância para Portugal. De seguida ouviram (fado) e leram o poema camoniano "Perdigão perdeu a pena", e realizaram várias atividades interativas de compreensão e de expressão plástica em torno do mesmo, acabando por descobrir, também, um pouco melhor esta ave autóctona, que povoa ainda os nossos campos da Beira Baixa.
Sem comentários:
Enviar um comentário