quarta-feira, 30 de abril de 2025

25 DE ABRIL- BIBLIOTECA EB CIDADE DE CASTELO BRANCO : “LER É SER LIVRE”

 No dia mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca Escolar da EB com JI Cidade de Castelo Branco comemorou a data com o mote “Ler é ser livre”, iniciativa proposta pelDireção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) que associa o Dia Mundial do Livro às comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974.  A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) subscreveu o mote.

Durante dois dias, alunos e professores puderam visitar uma exposição sobre o 25 de abril e ver uma pequena cronologia da revolução, expressar a sua opinião, num painel, sobre o que é para eles ser livres, participar no karaoke das “canções de abril”, no dia 24 e, ainda, solidarizarem-se com a Cáritas interparoquial de Castelo Branco, com a compra de “livros às cegas”.

Nestas atividades, participaram alunos de várias turmas de 6º e 9º anos.





segunda-feira, 14 de abril de 2025

Leitura em Família 2025 (EB1 Sra. da Piedade)

     Realizou-se, no auditório da Biblioteca Municipal António Salvado, uma ação de formação dirigida aos pais de alunos do 1º CEB da Escola Nossa Senhora da Piedade- “Importância da leitura no desenvolvimento das crianças e jovens”, dinamizada pela Psicóloga do Agrupamento, Dra. Andrea Lopes. 
     Esta atividade integra o projeto “Leitura em família”, que está a ser desenvolvido durante o presente ano letivo pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento Nuno Álvares em parceria com a Biblioteca Municipal de Castelo Branco. 
    No início da sessão, a Subdiretora Graça Ventura agradeceu a presença dos pais, sensibilizando-os a participar em atividades futuras. 
    De seguida, o professor bibliotecário Joaquim Rafael e a professora Cláudia Cravo, da Biblioteca Municipal, apresentaram o plano deste projeto a desenvolver ao longo do ano letivo. 
    Depois desta introdução, a Psicóloga Andrea Lopes tomou a palavra e desenvolveu o tema da sessão realçando a importância da leitura bem como a necessidade de os alunos adquirirem, o mais cedo possível, l hábitos e competências de leitura, despertando um grande interesse por todos os presentes (pais e professores).     
   Depois do desenvolvimento do tema, foram colocadas questões por alguns pais, sendo esclarecidas pela dinamizadora da palestra. Paralelamente a esta atividade, numa outra sala, os alunos que acompanharam os pais à biblioteca (a atividade teve início às 17h 30, no final das atividades letivas) assistiram a uma atividade de dinamização de hora do conto dinamizada pelas técnicas da Biblioteca Municipal. 
   No final da atividade, todos os presentes foram convidados a visitar a Biblioteca Municipal António Salvado e a inscreverem-se como leitores.


terça-feira, 8 de abril de 2025

Concurso Concelhio de Leitura 2025

  Decorreu na Biblioteca Municipal António Salvado, nos dias 1 e 2 de abril, a final concelhia do Concurso de Leitura, dinamizada pelas Bibliotecas Escolares das escolas do Concelho, em parceria com a Biblioteca Municipal.

    O tema das leituras e das obras propostas para esta última fase do concurso girou à volta da vida e obra de Luís Vaz de Camões, uma vez que se comemoram, este ano, os seus quinhentos anos.

     A animação ficou a cargo do grupo “Mimabô-Teatro de rua” que apresentou, nos dois dias, atuações subordinadas ao tema deste concurso.

   No nosso agrupamento, 33 alunos dos 4 ciclos de ensino chegaram à fase concelhia, tendo 3 alunos alcançado lugares cimeiros: as alunas Leonor Leal Dias (9ºA), da escola Faria de Vasconcelos, e Vitória Beato Martins (7ºA), da escola Cidade de Castelo Branco, ficaram respetivamente no primeiro e terceiro lugar do 3º Ciclo. Por sua vez, o aluno João Pedro Crisóstomo dos Santos (11ºC) obteve o segundo lugar do Ensino Secundário.

    Felicitamos os nossos vencedores, certos de que o prazer da leitura irá acompanhá-los ao longo de todo o seu percurso escolar e desejando que, ao longo da sua vida, continuem a cultivar este imprescindível hábito.

 A equipa dos Professores Bibliotecários do AENA

  

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Encontro Virtual com o escritor Sérgio Franclim (4ºanos da EB Cidade de Castelo Branco)

 A Rede de Bibliotecas Escolares desafiou as Bibliotecas Escolar a participarem num encontro a distância com o escritor Sérgio Franclim, autor de "Camões: As aventuras e desventuras de um poeta épico", no dia 31 de março de 2025, pelas 14:00.  Aceitamos o desafio!

Os alunos do 4º ano da EB Cidade de Castelo Branco marcaram presença na sala de audiovisuais, à hora marcada, para conhecer um pouco melhor o autor do livro que foi o  escolhido para a 2ª fase do Concurso Concelhio de Leitura do 1º ciclo. 

Durante a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir Sérgio Franclim falar sobre quem era Luís Vaz de Camões, e ainda de percerber a forma como o autor enalteceu no seu livro, de forma lúdica e educativa, a vida do maior poeta épico português.



quarta-feira, 2 de abril de 2025

Encontro com a Escritora Sara Brandão (EB1 Sra. da Piedade e EB Faria de Vasconcelos)

 No dia 25 de março, a escritora Sara Brandão esteve nas escolas Nossa Senhora da Piedade e Faria de Vasconcelos para dinamizar um encontro de autor a partir da sua obra publicada.

Esta jovem escritora, nascida no Porto em 1997, tem já uma extensa obra bibliográfica publicada, dirigida a crianças jovens e adultos.

Numa atividade dirigida a alunos do 1ºCEB, foram realizadas, ao longo do dia, quatro sessões envolvendo todos os alunos dessas escolas (319 alunos), onde a autora analisou e comentou as seguintes obras:

“O Desborda- ora bolas” - um desdobrável interativo que estimula a imaginação e criatividade a partir da pintura;

“CriÁrvore” – um trabalho que cruza os desafios da criação artística com o passar das estações do ano. Uma obra literária onde a poesia desfruta de múltiplos cenários da imaginação - obra recomendada no Plano Nacional de Leitura;

“A geração dos bancos de madeira” – narrado na primeira pessoa, e que conta a história de uma menina de doze anos que escreve uma composição para a escola dedicada aos avós, figuras presentes no crescimento da autora.



Estas abordagens das obras da autora colheram um enorme interesse por todos os alunos presentes ao longo das diversas sessões, dedicando ainda algum tempo a respostas de questões colocadas pelos alunos.

No final das sessões, Sara Brandão autografou, com dedicatórias, as obras que os alunos previamente adquiriram à escritora Sara Brandão.

Turma do 2.ºA da EB CCB vence concurso “Autores Digitais 2024/ 2025”

  A turma do 2.º A da Escola Básica Cidade de Castelo Branco venceu o concurso “Autores Digitais” promovido pelo  CCTIC - ESE de Santarém. O...